Quando tratamos o mau hálito é fundamental olhar o paciente como um todo considerando seu corpo, mente, emoções, pensamentos e sentimentos. Pois tudo é interligado e não fragmentado.
Como a halitose pode ser decorrente de cerca de 90 causas, que causam o mau hálito direta ou indiretamente, o profissional que trata essa área deve ter um conhecimento em diversas especialidades odontológicas e noções nas áreas de psicologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, nutrição, distúrbios do sono e endocrinologia, entre outras.
Além disso, a maioria dos pacientes com queixa em ter mau hálito desenvolvem consequências psicológicas severas que afetam sua qualidade de vida, além de muito desses terem sintomas típicos da ansiedade social.
Para investigar todas essas causas e consequências é necessário realizar uma investigação por meio de uma anamnese detalhada, que consiste em um questionário e entrevista feita pelo profissional quando da realização da consulta de avaliação inicial, complementada pelos exames clínicos bucal e extrabucal. Também são realizados exames complementares como a sialometria, que é a medição da produção salivar, e a halitometria, que é a medição do hálito em aparelhos importados e por meio do teste organoléptico (que atualmente não temos realizado por conta da COVID-19).
Com todos esses dados em mãos é realizado o diagnóstico e instituído o plano de tratamento, que na Clínica Halitus fazem parte de um contrato detalhado, que será lido pelo paciente junto com o profissional responsável, e assinado por ambos, para assim iniciarem o tratamento.
Ao todo são em média de 5 consultas, além da consulta de avaliação inicial, sendo a consulta de tratamento, profilaxia e ensino de higiene bucal, e 3 consultas de retorno, para fazer ajustes no tratamento e verificar o sucesso do mesmo, por meio de avaliações do hálito na clínica e em casa, com uma pessoa de confiança escolhida pelo paciente, chamada confidente.
Para conhecer em detalhes como realizamos o tratamento da halitose na Clínica Halitus, acesse a página Causas e Tratamentos.