S.O.S. Saúde

Difícil dizer o que é pior: ter mau hálito sem saber ou conviver com quem tem. Aprenda a lidar com essa situação tão delicada!

Ninguém é perfeito. Repare na sua turma. Por mais bacana que a galera seja, tem sempre aquele que faz fofoca, que arruma confusão, que falta aos trabalhos de escola, que fala pelos cotovelos ou que quase nunca abre a boca. Conviver com diferentes tipos de temperamento não é fácil, mas nada é motivo para excluir um colega do grupo, não é mesmo?
Conviver com o mau hálito não é muito diferente. Mas tem um agravante: na maioria das vezes, quem tem bafo não percebe. Mas como é possível? Como alguém pode ter mau hálito e não se dar conta disso? Acontece que o nariz se acostuma com os cheiros que o próprio corpo produz. Por isso, a pessoa não percebe. E quem está por perto só tem duas opções: tapar o nariz e sofrer calado ou tomar coragem e avisar.
Se a pessoa em questão é uma amiga sua, por exemplo, o melhor é abrir o jogo. Primeiro,chame-a para conversar. Depois, com muito jeito, fale que, às vezes, a boca dela tem um aroma estranho. Pergunte se ela nunca reparou. Se sua amiga reagir mal, sugira que ela peça a opinião de mais gente. De forma delicada, diga que você se preocupa e quer o bem dela. Principalmente em relação ao sucesso com os meninos!
Afinal, primeiro beijo com bafão não está com nada, não é?

Kit-xô-bafão
Tenha sempre por perto: escova, pasta, fio dental, limpador de língua e enxaguante bucal.
Chicletes e balas sem açúcar, que estimulam a produção de saliva, também aliviam o mau hálito.

Bê-a-bá Do bafo

• É fácil notar que a boca dos outros está fedida. Mas e a sua? Existe um jeito de descobrir: dê uma lambida no seu pulso e espere a saliva secar.
Depois, sinta o cheiro. Se estiver ruim, sim, você está com bafão. Ei! Por favor, não pague mico.
Só faça isso quando não tiver ninguém olhando.
• Existem dois tipos de mau hálito. Um é leve e quase todo mundo tem quando acorda ou fica mais de quatro horas sem comer. Ou quando come coisas como cebola, alho, queijo e peixe.
E tem um outro mau hálito, mais forte, que, indica problemas de saúde.
• O mau hálito leve é fácil de resolver. Tome um bom café da manhã. Depois, faça uma faxina caprichada na boca: escove os dentes, passe fio dental e limpe a língua com a própria escova ou com um limpador próprio. Isso remove a chamada saburra lingual – camada branca que provoca o cheiro ruim.
• A boca está impecável e o bafo continua?
O problema deve estar nos dentes! Pode ser cárie, tártaro (aquela sujeira branca que se junta nos cantos dos dentes) ou uma doença na gengiva.
Nada que um dentista não descubra.
• Seus dentes estão perfeitos e o bafo de onça persiste? Talvez seu organismo esteja produzindo pouca saliva. Funciona assim: a saliva é um anti-séptico natural que mata as bactérias de dentro da boca.
Quando a saliva, por algum motivo, passa a ser produzida em menor quantidade, as bactérias se multiplicam com facilidade e logo dão sinais de vida, causando mau cheiro.
Se você desconfia de que este é o seu caso, vá ao médico.
• Seja qual for sua posição nessa história (a de quem tem bafo ou a de quem sofre com o bafo dos outros), encare a questão de frente. Sua vida com os amigos só vai melhorar.

Reportagem:Marcela Lamounier
Fotos: Leo Feltran
Modelo: Mayara Comunale (Agência Dois Tons)
Cabelo e Maquiagem: Patrícia Duarte
Quem ajudou: Claudia Regina Alves Braun,
Dentista: Maurício Duarte da Conceição, da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca; e Vera Lúcia de Brito, dentista.

VOLTAR