Dentista explica como é possível evitar a halitose

O mau hálito pode vir a ser motivo de gozação, de separação entre casais e até de mudança de comporta­mento nos relacionamentos pessoais, gerando o isolamento do convívio em grupo.

A afirmação pode parecer alarmista, mas o dentista Maurício Duarte da Conceição avisa que a halitose é uma doença que causa graves problemas psicológicos, complexos e inibições. Ele lembra que a doença tem mais de 50 causas, sendo que 90% dos casos têm origem bucal.

Para diagnosticar o problema, o dentista conta com um aparelho de alta tecnologia, chamado halímetro. Essa é a mais nova arma contra o mau hálito.Com ela, pode-se medir a gravidade dos sintomas, acompanhar a evolução do tratamento e também diagnosticar pacientes com halitose psicogênica ou seja,
pessoas que têm certeza de que elas próprias têm o problema, quando, na verdade, não têm.

O especialista lembra que se, por um lado, a doença pode apenas estar na cabeça do paciente, por outro o mau hálito tende muitas vezes a ser negado. “Ter mau hálito não é normal. Muita gente tenta banalizar o problema. Mas as pessoas precisam se conscientizar de que isso é uma doença que hoje já tem cura”, ressalta o dentista.

CAUSAS – Ele explica que a diminuição do fluxo salivar favorece a formação de uma placa bacteriana.

Essa placa é formada de restos alimentares, células que descamam da mucosa bucal e bactérias que se alimentam das proteínas presentes nessas células. Por ela se dá a liberação de enxofre (chamados de compostos sulfurados vo­láteis, CSV), uma das causas mais comuns do problema.

Por isso o dentista alerta para a importância de escovar não apenas os dentes,
mas também a língua. Outro motivo do mau hálito são os longos intervalos entre as refeições. “Quem já fez dieta para emagrecer sabe disso”, garante o dentista. Ele explica que durante o jejum as reservas de açúcar do organismo vão sendo consumidas e, quando estão abaixo do normal, o organismo libera um cheiro desagradável.

Quanto ao mau hálito pela manhã, o especialista tranqüiliza: “Praticamente 100% das pessoas têm halitose ao acordar”, diz. “Mas essa é a única hora em que o mau hálito é aceitável”, avisa o dentista. (MRA) seu problema de mau hálito. O serviço de cadastramento por e-mail é gratuito e quem procura pelo site não precisa se identificar. A clínica ainda pode ser contatada pelo telefone 3254-0266.

VOLTAR