O problema afeta três em cada dez pessoas e a culpa pode ser da saliva, como revela um estudo da Universidade de Brasília que SAÚDE! apresenta em primeiríssima mão. Aí, nem sempre escovar os dentes ou fazer bochechos com anti-sépticos eliminam o bafo de onça

Sua saliva é fina ou grossa?
Bem, se você nunca pensou nisso, agora vai ter um bom motivo para se preocupar com o assunto. Digamos que ela seja grossa — ou viscosa, como descrevem os especialistas. No caso, você tem duas vezes mais chances de ter um bafo daqueles e nem desconfiar. Sim, porque não somos capazes de notar o mau cheiro exalado pela própria boca. Mas quem está por perto…
Pesquisadores da Universidade de Brasília examinaram 34 voluntários e constaram que 73% dos que tinham saliva viscosa sofriam de mau hálito.

“Essa relação de causa e efeito está muito clara, mesmo assim faremos novos estudos para comprová-la”, pondera a dentista Denise Falcão, líder do trabalho e consultora oficial de halitose da Sociedade Brasileira de Periodontologia. Hoje  sabe-se que a saliva grossa tem menos água e mais mucina — uma proteína com aminoácidos ricos em enxofre. Para agravar, a baixa fluidez da saliva impede que ela remova os restos de alimentos, os microorganismos e as células epiteliais mortas. A sujeira, então, gruda-se na língua e nas reentrâncias das amígdalas (veja o quadro à direita). ‘Além disso, as bactérias anaeróbias quebram as moléculas de mucina, liberando ainda mais enxofre”, explica Denise. Entendeu de onde vem o fedor?

Felizmente dá para acabar com ele. “O primeiro passo é detectar por que a saliva está grossa ou em pequeno volume”, diz o dentista Valderino Castro, de Florianópolis, que é especialista em halitose (o popular bafo). Muitas vezes os motivos são prosaicos: a pessoa bebe pouca água, come muita proteína ou toma algum remédio que inibe as glândulas salivares. O estresse crônico também
afeta a produção desse suco digestivo.

Alguns hábitos cooperam ainda para o acúmulo de sujeira porque agravam a descamação das células epiteliais. É o caso de quem bebe muito álcool ou fuma — ou, socorro, faz as duas coisas!
E cuidado para não ser traído pelo próprio enxaguatório bucal. “As fórmulas que contêm álcool pioram a descamação”, avisa Castro. Daí aquele perfume logo vai embora e o cheiro ruim volta mais forte. “Por isso prefira os produtos à base de dióxido de cloro.”

No entanto, há casos em que são as glândulas salivares que precisam de estímulo. “Em geral aliam-se medicações e sialogogos mecânicos, bolinhas de silicone que devem ser mascadas por dez minutos seis vezes ao dia”, diz o dentista Maurício Duarte, da Clínica Halitus, em Campinas, no interior paulista.
Quando a dupla não dá resultados, pode-se partir para a eletroestimulação — uma espécie de choque na língua, nada agradável, por sinal. Para ficar livre do constrangimento, sempre ajuda caprichar na limpeza da boca. Mas não basta escovar os dentes direitinho. É preciso raspar a língua com uma colher de plástico ou com um limpador especial.
A esse arsenal poderá juntar-se um spray à base de oxígenantes e antimicrobianos, desenvolvido por Maurício Duarte em parceria com a Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas. “Ele facilita a soltura da sujeira porque combate as bactérias anaeróbias”, explica o dentista. A novidade chegará às farmácias no ano que vem,

TESTE SUA SALIVA

Dá para saber se a sua saliva está grossa com um exame caseiro. Ê meio nojento, mas funciona. Cuspa na palma da mão.
Toque a saliva com a ponta do dedo e puxe. Se o fio que se formar tiver mais de 5 centímetros, sua saliva é viscosa.

FAÇA A SUA PARTE

Truques que ajudam a purificar o hálito

• Capriche nas porções de alimentos fibrosos, como cereais e frutas.
• Tome pelo menos 2 litros de água ao longo do dia.
• Fuja de bebidas alcoólicas, café e pratos condimentados.
• Mastigue bem os alimentos.
• Masque chicletes sem açúcar por no máximo cinco minutos.

POR TRÁS DO MAU HÁLITO

SABURRA
A língua é vermelha e não esbranquiçada.
O branco é sinal de saburra, uma mistura de placa bacteriana, células epiteliais mortas e restos de alimentos. Para retirá-la é preciso esfregar com cerdas e raspar com uma superfície resistente.

CÁSEO
Pequenos pedaços do mesmo material se grudam nas cavidades das amígdalas — que ficam na entrada da garganta. Para remover toda essa sujeira você tem que bochechar e gargarejar vigorosamente com água morna.
Profissionais da Clínica Halitus desenvolveram o primeiro enxaguatório capaz de arrancar o cáseo.
Para comprovar sua eficiência, estão recrutando voluntários pelo site www.mauhalito.com.br

VOLTAR