Um mal que tem solução O mau hálito atinge entre 30 a 40 % da população brasileira, ou seja, quatro em cada dez pessoas sofrem desse mal, que não é uma doença, mas um sintoma de que algo não está bem com o organismo ou com a pessoa. Conheça as causas e formas de tratamento.

As causas

Existem mais de 50 causas para a halitose, o popularmente conhecido mau hálito. Aproximadamente 90% dos casos têm origem bucal, sendo que, se for detectado algum problema de competência médica, o paciente é encaminhado ao especialista correspondente. Uma das principais causas da halitose é a xerostomia (diminuição da quantidade de saliva), ocasionada por inúmeros fatores, como remédios que a pessoa possa estar tomando que podem diminuir a salivação, estresse ou certas doenças. Essa diminuição da quantidade de saliva favorece a formação de uma placa bacteriana (camada esbranquiça da) na parte posterior da língua, chamada saburra lingual. diagnosticar pacientes que pensam ter mau hálito, mas não o tem.

Outra causa comum são os longos intervalos em jejum, que provocam a hipoglicemia. É normal ter halitose ao acordar, que se dá pelo jejum da noite associado à redução do fluxo salivar que acontece normalmente durante o sono. Após ingerir o café-da-manhã e escovar os dentes, esse hálito deve desaparecer. Se isso não ocorrer,existe algo em desequilíbrio organismo que deve ser investigado e tratado. Estresse pode causar mau hálito Segundo o dentista Maurício Duarte da Conceição – proprietário da clínica Halitus e um dos pioneiros no tratamento da halitose no Brasil-, o paciente deve ser visto muito além do que uma boca.

“Precisamos olhar o paciente como um todo, pois a ansiedade, o estresse e a depressão, tão comuns nos dias de hoje, podem acabar causando o mau hálito por gerar, por exemplo, a hipoglicemia e a diminuição do fluxo salivar”. O tratamento varia de acordo com a causa, indo por exemplo, desde a correta higienização da língua, combate as causas do estresse, da xerostomia, até a orientação dietética. Geralmente quem sofre desse problema não sente.

Isto ocorre por um mecanismo natural de defesa do organismo em que as células responsáveis pelo olfato rapidamente se adaptam a um determinado odor, e a pessoa deixa de senti-lo se ele for constante. Usando a Internet a Clínica Halitus oferece um serviço diferenciado em seu site (www.halitus.com.br). Se você tem um amigo ou alguém próximo de sua convivência que sofre de mau hálito e acha constrangedor avisá- lo, acessando o site você poderá cadastrar o nome, endereço ou e-mail da pessoa e a clínica imediatamente entrará em contato sem que você seja identificado, evitando assim constrangimento para ambas as partes. Esse serviço é gratuito e deverá ser usado com muita seriedade.

No site você poderá ver o modelo da carta que a pessoa receberá. Serviço: A Halitus é uma clínica odontológica especializada em tratamento bucal de halitose. A clínica possui unidades em Campinas, São Paulo e São José dos Campos. Para obter maiores informações sobre esse assunto ou avisar alguém que sofre hálito é só clicar no site www.halitus.com.br.

VOLTAR