Quase 40% da população brasileira sofre de halitose crônica. Apesar de a incidência ser tão elevada, o assunto ainda é tratado com muito preconceito e restrições. O cirurgião-dentista Maurício Duarte da Conceição esclarece dúvidas que podem ajudar você a conhecer melhor o problema.

Qual a causa do mau hálito ?
São mais de 50 causas, mas em 90% dos casos a origem é bucal. Quando o distúrbio é clínico, os primeiros sintomas estão no próprio odor expelido pela boca. Por exemplo: um hálito freqüente de peixe pode indicar um problema renal; o de fruta, diabetes; o de queijo, inflamação na garganta. Cáries, tártaro e gengivites produzem muitas bactérias, gerando hálito desagradável.

Não é o estômago a principal causa ?
O mau hálito não vem do estômago. Esse é um grande mito e, até hoje, muitos dentistas e médicos acreditam que a halitose possa ser provocada pelo estômago.

A língua pode causar halitose ?
Sim. A origem mais comum desse odor desagradável na boca é uma placa bacteriana. Ela fica embaixo de uma camada esbranquiçada ou amarelada chamada saburra, que se forma sobre a língua. Essas bactérias exalam gases de enxofre, durante seu metabolismo ao se alimentarem de restos de células descamadas da mucosa oral, alimentos, saliva, sangue, entre outros.

A saliva pode provocar mau hálito ?
Sem dúvida. A pouca salivação aumenta a formação de saburra e, conseqüentemente, o hálito fica mais comprometido.

O aparelho ortodôntico pode causar halitose?
Além de aumentar a quantidade de placa bacteriana retida nos dentes, e no próprio aparelho, o seu uso também aumenta a descamação de tecido da mucosa da bochecha e dos lábios. Quem usa aparelho deve duplicar os cuidados com a higiene bucal, prevenindo assim a formação de cáries e doença periodontal.

Os enxaguatórios bucais ajudam a diminuir o mau hálito ?
Grande parte dos enxaguatórios bucais não funciona contra a halitose, podendo agravar o problema, pois contêm álcool, o que desidrata a mucosa oral aumentando o odor desagradável.

O stress provoca halitose? Um dos sintomas do estresse é ter a boca sempre seca, por causa da liberação contínua da adrenalina. Alguns tipos de tranqüilizantes, o álcool e o cigarro também são agentes estressantes e provocam um péssimo hálito.

Por que as pessoas não percebem que estão com mau hálito?
Por causa do processo de aclimatação. Quando estamos expostos a um determinado odor, bom ou ruim, em questão de minutos nos adaptamos a esse cheiro, deixando de percebê-lo. Esse processo se chama fadiga olfativa. Dessa maneira, quem tem halitose crônica se adapta rapidamente ao problema e passa a não sentir o próprio hálito.

É possível identificar a causa da halitose ?
Por meio de alguns testes específicos, é possível verificar a causa da halitose. Atualmente, há diversos recursos para detectar o problema e medir a quantidade dos gases liberados.

O mau hálito tem cura ?
A cura é possível se a causa for bem diagnosticada. Mas é necessário consultar um especialista de confiança. Ele vai analisar o problema, verificar a causa e indicar o tratamento adequado.

VOLTAR