Você sabe o que é halitose?

Halitose é o nome científico dado ao mau hálito, um problema que incomoda muita gente. Em uma pesquisa realizada entre os brasileiros, constatou-se que 4 em cada 10 pessoas sofrem com esse problema. É um dado importante que mostra que a maioria não sabe que tem halitose ou muitas vezes, não sabe como se tratar. Por causa disso, alguns profissionais tornaram-se experts em mau hálito e já ajudaram muitas pessoas.
“É importante dizer que o mau hálito é um sintoma e não uma doença, comenta o Dr. Maurício Duarte da Conceição, membro fundador da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO) e um dos pioneiros no tratamento de halitose no Brasil, com mais de 5 anos de experiência na área. “Ele revela que algo no organismo está em desequilíbrio, que tem que ser identificado e tratado”.

Causas

A halitose pode ser causada por vários fatores e a maioria dos problemas, quase 90%, tem origem bucal. Uma das causas mais comuns é a diminuição de saliva, provocada principalmente pelo estresse e pelo uso de alguns medicamentos. Longos períodos em jejum também geram halitose.
“O estômago nunca causa mau hálito, a não ser em raríssimos casos associados a um refluxo gastroesofágico”, comenta o Dr. Eduardo Pedrazza Dutra, especialista em tratamento em halitose.

Bom amigo x halitose

É muito comum ter halitose. Muitas pessoas não sabem o que fazer ou que profissional procurar. Outras nem sabem que estão com o problema. Avisar alguém que está com mau hálito não é nada agradável. Por isso a Halitus criou um serviço especial: se você quiser ajudar um amigo que tenha halitose, basta preencher um cadastro no site na Internet (a sua identidade será mantida em total sigilo). Em breve, de uma maneira ética e profissional, os responsáveis pelo tratamento entram em contato por carta ou e-mail, ajudando-o a se livrar do problema.

Testado e aprovado

Algumas pessoas já se livraram do mau hálito. Procuraram o tratamento e conseguiram ficar com a saúde bucal em dia e o odor fresquinho.
“Depois que comecei o tratamento para halitose, a minha qualidade de vida melhorou muito. Há quatro meses, sofria com o mau hálito e isso me prejudicava profissionalmente. O Dr. Maurício explicou as causas do mau hálito e constatei que a minha salivação estava deficiente (0,4 ml por minuto, quando o normal é pelo menos 1 ml por minuto). No meu caso, o estresse também contribuía para o problema. Recebi alta após seguir à risca as orientações recebidas na primeira consulta. A minha salivação depois de 4 meses de tratamento aumentou (foi para 1,6 ml por minuto) e me livrei do estresse excessivo”.
(V.O.A, 32 anos, publicitário).

“Há muito tempo, eu sofria com o mau hálito. Estava sempre chupando bala e usando enxaguatórios bucais, que só resolviam o problema por algum tempo. Até cheguei a me consultar com um gastro, mas não encontrei solução. Navegando na Internet, encontrei a homepage do Dr. Maurício e agendei uma consulta. Depois da primeira consulta, já notei uma significativa melhora que foi confirmada em meu retorno”.
(W.W.S., 20 anos, estudante).

VOLTAR