Para lançar a campanha contra o mau hálito, que começa hoje – Dia Nacional de Combate à Halitose -, a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO) está divulgando o site (www.abpo.com.br) que disponibiliza informações sobre o tratamento. Pesquisas mostram que 40% da população brasileira sofre desse mal.

Segundo o membro-fundador da ABPO, o dentista Maurício Duarte da Conceição, é importante a conscientização de que o mau hálito é um sintoma e não uma doença. Quase sempre, é resultado da saburra lingual acúmulo de restos de alimentos, células descamadas da mucosa e bactérias na língua. Em estado de decomposição, esse material elimina enxofre.

O site da ABPO permite que o intemauta indique nomes de pessoas de suas relações que sofram de halitose. Depois do preenchimento de um formulário, os portadores de mau hálito poderão receber por e-mail orientações de como tratar esse sintoma.

Eles saberão, por exemplo, que a limpeza adequada da língua evitará acúmulo de resíduos e, conseqüentemente, a halitose. (GF)

VOLTAR