A preocupação com a halitose é tanta que o país ganhou uma data especial no calendário: no dia 22 de Setembro, primeiro dia da primavera, é comemorado o Dia Nacional de Combate a Halitose, quando são realizadas campanhas prevenção.

Atualmente, a halitose (o popular mau hálito) atinge 40% da população brasileira e pode ter mais de 50 causas. O maior problema é que o portador do mau hálito é sempre o último a perceber e que, muitas vezes, essa pessoa se afasta da família, dos amigos e até tem seus desempenhos afetivo e profissional prejudicados.
Geralmente essas pessoas não sabem que tem esse mal porque as células responsáveis pelo olfato rapidamente se adaptam ao odor constante.

O mau hálito é um problema mundial e vem impedindo muita gente de conversar de perto há mais de 3,5 mil anos. Sabe-se que o médico grego Hipócrates já pesquisava maneiras de melhorar o hálito das pessoas, depois de observar a incidência desse incômodo odor entre a população local.

Segundo o dentista Dr. Maurício Duarte da Conceição, presidente da ABPO, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca, a halitose não é uma doença e sim um sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que precisa ser detectado e tratado.

A preocupação com a halitose é tanta que ganhou até um dia especial no calendário brasileiro: o dia 22 de setembro, Dia Nacional de Combate a Halitose. Essa data foi instituída pela ABPO, que vem promovendo campanhas há mais de três anos sobre o assunto. “Trata-se de um importante momento para continuarmos com a campanha de prevenção e combate à halitose, problema que tem constrangido socialmente um grande número de pessoas em todo o país.

Estamos alertando as pessoas quanto aos procedimentos corretos de higiene que previnem o problema e também maneiras de encaminhar quem sofre com o problema a um profissional capacitado a realizar um tratamento eficaz”, completa. Quem tiver interesse em saber sobre profissionais em todo o Brasil deve acessar o site da associação (www.abpo.com.br).

Mais de 90% dos casos são provocados por fatores bucais. “Um dos principais é a diminuição na produção de saliva, favorecendo a formação de uma placa bacteriana na língua e, em alguns casos, nas amigdalas. Formadas principalmente por restos alimentares, células que se descamam da mucosa bucal e bactérias, essas placas facilitam a liberação de enxofre, que provoca o odor incômodo”, explica.

Se você leva um estilo de vida agitado, saiba que o stress também provoca essa redução de saliva. Qualidade de vida também conta para o desenvolvimento de odores bucais, bem como os hábitos alimentares, ingestão de medicamentos e de bebidas alcoólicas. “Por isso devemos observar o paciente como um todo, pois vários fatores se interligam para o desenvolvimento dos odores orais, justifica”.

Para Dr. Maurício o importante é que as pessoas tenham bons hábitos de higiene bucal e mantenham uma alimentação balanceada. “Prevenir ainda é o melhor remédio e devemos aproveitar o dia 22 para disseminar essas ações e divulgar, também, que esse problema tem solução”, finaliza.

Prevenção
Higiene bucal: uso correto do fio ou fita dental e utilização de uma escova macia.
É importante aprender a técnica correta de escovação com o dentista.
Fazer a limpeza de sua língua delicadamente;
Evite intervalos superiores a 3 ou 4 horas entre as refeições;
Beba de 2 a 3 litros de água (ou outros líquidos) por dia;
Evite o consumo excessivo de alimentos com odor carregado;
Evite o consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, especialmente se você estiver estressado ou ansioso;
Ao primeiro sinal de sangramento gengival procurar um dentista.

Para saber mais :
http://www.halitofresco.com.br (São Paulo, Campinas e São José dos Campos)
http://www.periohalito.com.br (São Paulo)
http://www.halito.com.br (Brasília)
http://www.bomhalito.com.br (Florianópolis)
http://www.halitopuro.com.br (Belo Horizonte)
http://www.kolbe.com.br (Salvador)
http://www.daianerocha.com.br (Fortaleza)

VOLTAR