Sigilo absoluto: Denuncie o mau hálito com um clique

Dia 22 de setembro é o Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito, um problema que atinge 40% dos brasileiros.

Para ajudar a erradicar o problema , você pode avisar quem sofre do mal através do “Clique-Denúncia” do site da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca. O denunciado será informado do problema por meio de um educado e discreto e-mail e o denunciante não será identificado.

Como quem passa pelo problema é o último a saber – o Dr. Maurício Duarte da Conceição, presidente da ABPO, explica que o olfato se “acostuma” com o cheiro e por isso o “portador” não o percebe- é difícil que as pessoas procurem tratamento por iniciativa própria.

Para quem desconfia que seu hálito mereça ser chamado de bafo, o dentista recomenda três testes simples. O mais fácil, mas nem tão garantido, é perguntar ao melhor amigo, à esposa ou ao irmão- enfim, a alguém íntimo, se o ar que sai da sua boca é respirável.

Mostrar a língua para o espelho e ver se lá no fundo ela é coberta por uma espécie de nata branca é outra saída. Encontrou a prova física do problema? Então saiba que ela se chama saburra lingual e pode ser causada por diminuição do fluxo salivar por deficiência vitamínica ou por doenças nas gengivas, entre outros motivos. Mas o teste mais infalível é mesmo conversar com uma criança aproximando a boca de suas pequenas narinas.

VOLTAR