Quem tem mau hálito pode não se dar conta disso sozinho. Mas como ninguém se sente à vontade em avisar, serviços de recados anônimos são bons aliados para fugir dessa saia justa.

Avisar que alguém tem mau hálito é tarefa das mais constrangedoras. Para tentar ajudar, algumas entidades já oferecem serviços que alertam, por e-mail ou carta, quem tem o problema. Tudo de forma educada e, é claro, sem revelar o remetente. É o caso do “SOS Mau Hálito”, iniciativa da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), que recebe cerca de 300 cartas todos os meses. Para enviar um aviso, basta entrar no site e fazer a solicitação.

“Cerca de 30% dos brasileiros têm mau hálito e o problema atinge mais os estressados ou quem toma antidepressivos e remédios para diabetes e hipertensão”, afirma Marcos Moura, presidente da ABHA.

Maurício Duarte da Conceição, diretor da Clínica Halitus, que manda todo mês até 500 avisos por meio do serviço “Bom Amigo x Mau Hálito”, explica que o problema afeta a autoestima e a vida afetiva, profissional e social das pessoas. Para piorar, geralmente a halitose não é sentida pelo próprio portador, o que tornam inúteis os testes para sentir o cheiro exalado. “Como o nariz está próximo da boca, as células do olfato se acostumam com o odor. Por isso é importante alertar o amigo”, explica Moura.

Previna-se:
Manter hábitos saudáveis ajuda a afastar o problema.
* Fazer uma higiene bucal correta, com escova, fio dental e limpeza da língua.
* Ingerir no mínimo 2 litros de líquido por dia.
* Evitar ficar mais de 4 horas sem comer.
* Controlar o nível de estresse.
* Evitar alho e cebola em excesso e alimentos com alto teor de gordura e proteína.

O mau hálito pode ser crônico ou eventual, causado por horas sem comer ou ingerir água. Alimentos como alho, cebola e pimenta tendem a piorar o problema e, ao contrário do que muitos pensam, o estômago é responsável por apenas 1% dos quadros de mau hálito.  “Em 90% dos casos, a origem está na boca. As principais causas são a falta de higienização correta, doenças da gengiva, além da diminuição na produção de saliva, que contribui para a proliferação de bactérias”, pontua o presidente da ABHA.

Em alguns casos, o mau hálito pode ser sinal de doenças mais graves, como problemas renais, hepáticos, metabólicos e das vias aéreas. “A intenção do aviso é orientar a população sobre a halitose e incentivar a procura por um dentista. Mas o serviço não está livre de ser usado em brincadeiras de má fé”, avisa Moura.

Serviço:
SOS Mau Hálito – http://www.abha.org.br/sosmauhalito
Bom Amigo X Mau Hálito – Serviço atualizado para http://www.bomhalitohelp.com.br

VOLTAR